Colégio Cerimar e EI, juntos na arte de educar.

A Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, idealizada pelo psiquiatra, escritor e pesquisador Dr. Augusto Cury, com objetivo de implementar nas instituições de ensino uma cultura para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da paz.
Aplicada em materiais apostilados, diagramados com histórias, ilustrações, atividades e dinâmicas para cada aluno, a metodologia conta com temas trabalhados que apresentam exclusiva abordagem psicológica, filosófica e sociológica também em Recursos Multimídias. Neste contexto, a técnica está presente na tríade: Escola – Pais – Alunos.

Dr. Augusto Cury – Idealizador da Escola da Inteligência

Nas escolas aprendemos a explorar os detalhes dos átomos que nunca veremos a olho nu, conhecemos sobre o universo que provavelmente nunca pisaremos, mas aprendemos muito pouco sobre o território em que convivemos todos os dias: o território da mente humana”. (Dr.Augusto Cury)

A Escola de Inteligência é um projeto pioneiro que envolve a psicologia preventiva, a psicologia social, a educação, a psiquiatria e a sociologia. Tendo como objetivo a promoção da saúde emocional, a educação da emoção, a consolidação da autoestima e a formação de pensadores, que podem ser descritos por 3 grandes metas:

1 – Estimular as funções mais importantes da inteligência dos alunos: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar dos outros, trabalhar perdas e frustrações, libertar a criatividade, formar pensadores, proteger a emoção, gerenciar pensamentos, consolidar a autoestima, desenvolver a consciência crítica, elaborar sonhos e projetos de vida e adquirir resiliência às intempéries sociais. Estimular o treinamento do carácter: perseverança, honestidade, espírito empreendedor, debate de ideias, disciplina, tolerância, liderança, solidariedade, capacidade de recomeçar, educação para o trânsito e educação para o consumo.

2 – Fornecer ferramentas para o desenvolvimento emocional, como: trabalhar insegurança, ansiedade, agressividade, sentimento de culpa, falta de transparência e discursar temas como prevenção ao uso de drogas e consumo consciente.

3 – Enriquecer as relações interpessoais através do diálogo, do debate de ideias, da educação para a paz e do trabalho em equipa.

Almejamos que através da Escola de Inteligência os jovens saiam da plateia e aprendam a ser autores da sua história e atores principais do teatro da sua mente, líderes de si mesmos, debatedores de idéias, pessoas com mente e espírito livres aptas para decidir seus próprios caminhos.

Fundamentada na teoria da Inteligência Multifocal de Augusto Cury, que investiga grandes processos da psique ou mente humana: a construção de pensamentos, a formação da consciência e dos alicerces do “eu”, além dos papéis da memória.
               A Teoria da Inteligência Multifocal é uma teoria filosófica e psicológica que tem sido estudada como pós-graduação em alguns países, assim como tem sido utilizada como bibliografia em teses académicas.  Como teoria filosófica, estuda o processo de interpretação, estimulando a arte da crítica e da dúvida e, como teoria psicológica, investiga, o funcionamento da mente e a construção da inteligência.

"É um ciclo virtuoso, em que extraímos o melhor de cada agente social. O resultado se vê na sala de aula e na sociedade, são cidadãos mais interessados, com melhor desenvolvimento nas aulas e mais preparados emocionalmente no âmbito familiar e recreativo”.      Camila Cury- Diretora geral da EI.

Para conhecer mais sobre a Escola da Inteligência acesse:   www.escoladainteligencia.com.br

Veja tambem nossos Cursos!

• A proposta visa atender as necessidades e desenvolver as habilidades dos/as jovens.

• O computador tem provocado uma revolução na educação.

• A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical.